segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pentaminós

Olá, pessoal!

Na aula de hoje realizaremos algumas atividades sobre Pentaminós. Mas, afinal, o que são Pentaminós? Para tanto, assistam ao breve vídeo abaixo para que possam ter alguma ideia do que iremos trabalhar hoje.



Após assistir o vídeo, como vocês definem os Pentaminós? O que as peças que os formam possuem de semelhantes?
Então, vamos começar. Primeiramente, vamos definir o que são poliminós. Os poliminós são figuras formadas por quadrados "colados" um ao lado do outro. As figuras abaixo são exemplos de poliminós:

Fonte desconhecida

Há vários exemplos de poliminós. Alguns deles são muito conhecidos de vocês: os dominós. Os dominós são poliminós com dois quadrados.
Fonte desconhecida

Os triminós são poliminós com três quadrados. Os tetraminós são poliminós com quatro quadrados. Podemos encontrar exemplos de tetraminós em um jogo antigo, também muito conhecido das crianças e adultos: o Tetris. Para quem não conhece esse jogo, cliquem aqui. Vejam que cada peça do Tetris é formada por quatro quadrados.

Fonte desconhecida

Por fim, vamos conhecer outro tipo de poliminós: os pentaminós, que são poliminós formados por cinco quadrados.

Fonte desconhecida

As peças dos pentaminós lembram algumas das letras de nosso alfabeto, o que facilita a sua identificação. Existem, ao todo, 12 peças de pentaminós. É importante que vocês saibam que há ainda outros exemplos de poliminós, como os que são formados por 6, 7, 8 quadrados... Mas, nesse momento, focalizaremos somente nos pentaminós.

Para começar as nossas atividades, vocês devem clicar aqui para acessar o material que lhes explicará o trabalho.

Após finalizarem o trabalho, escrevam comentários sobre o que acharam da aula de hoje, o que foi fácil, difícil no mural da turma, clicando aqui

Um bom trabalho a todos!

Professor Rafael